terça-feira, 17 de julho de 2007

Inteligência !!!



Conheça alguns tipos!!!
Howard Gardner, psicólogo e neurologista da Universidade de Haward, autor da teoria das inteligências múltiplas, define a inteligência como a capacidade de ser criativo e de resolver problemas. Diz que todos são inteligentes, porém as pessoas têm inteligências diferentes, e que muitas não são incentivadas ou avaliadas na escola.

  1. O que acontece então é que só aqueles que têm determinados tipos de inteligência saem-se bem nos estudos e recebem aprovação dos pais e professores. Gardner identificou inicialmente 7 tipos de inteligência, todas devendo ser estimuladas no lar e no ambiente escolar. São elas:

Inteligência lingüística - habilidade verbal fortemente existente nos poetas, oradores e compositores e por aqueles que lidam com palavras. Ex. Rui Barbosa

Inteligência lógico-matemática - habilidade numérica fortemente encontrada nos matemáticos, contabilistas e aqueles que lidam com cálculos em geral. Ex. Einstein

Inteligência corporal- cinestésica - habilidade motora e capacidade de se comunicar com o corpo fortemente encontrada entre os bailarinos, atletas e mímicos. Ex. Pelé

Inteligência espacial - habilidade em lidar com idéias e conceitos abstratos no espaço fortemente encontrada nos arquitetos, engenheiros, pilotos de fórmula 1 e aqueles que lidam com noções de espaço. Ex. Oscar Neymeier.

Inteligência interpessoal - habilidade em trabalhar e compreender pessoas fortemente encontrada em advogados, médicos, psicólogos e aqueles que trabalham com muitas pessoas. Ex. Freud.

Inteligência intra-pessoal - habilidade em controlar as emoções, auto-conhecimento fortemente existente em grandes líderes em geral. Ex. Gandhi

Inteligência musical - sensibilidade para sons e ritmos fortemente existente em músicos e percussionistas. Ex. Baden Powell.

Além destas inteligências já identificadas Gardner estipulou 8 critérios que devem ser preenchidos para que novas inteligências sejam incluídas nesta relação. Considera que todos têm condições de desenvolver todas as inteligências e que a educação deveria ter como objetivo atender o aluno como um todo, respeitando sua forma de compreender o mundo.

Muitas pessoas têm mais de uma inteligência desenvolvida, porém todos nós temos pelo menos uma mais desenvolvida e que pode ser facilmente identificada. Qual sera que é a sua? espero que tenham gostado bjs!!!



Um comentário:

marina correia neto disse...

ola ,adorei todas as materias do blog parabenas vou visitar sempre